sexta-feira, 24 de julho de 2009

Maus hábitos alimentares


Maus hábitos alimentares

O fumar, um dos hábitos mais comum em todo o mundo, não deveria participar do regime de vida de um praticante de yoga e nem de ninguém.

Os dados fornecidos pela pesquisa científica amplamente justificam esta assertiva.

Deixando para depois a citação de alguns deles, diremos que o yoga tem sua razão espacial.

O ideal do Yogin é libertar-se de tudo aquilo que “possui o homem”, e o fumo é um dos mais tirânicos “donos do homem” a ponto de fazê-lo sofrer profundamente quando lhe falta um cigarro.

Faz- se necessário, portanto, arrebentar os grilhões de fumaça do tabagismo.

Naturalmente, o indivíduo que fuma um cigarrinho ou outro durante o dia não é um viciado. Ainda é ele quem decide a hora de acender o cigarro.

Há, no entanto, outro, este que fuma um cigarro após o outro, consumindo carteiras por dia,

Cuja submissão ao hábito, faz dele um viciado.

Não é ele quem acende o cigarro, mas é o cigarro que lhe acende. A ansiedade condicionada.

Os primeiros são fumantes. Estes últimos são fumados.

A passagem de uma categoria á outra é imperceptível. ”o fumado” é “dependente”.

Eis alguns fatos acerca do tabagismo:

1:FUMAR É UMA AMEAÇA MAIOR À SAÚDE DO QUE OS RESÍDUOS RADIOATIVOS CAÍDOS DO CÉU,disse hoje um cirurgião de Boston.Ele criticou os membros da profissão médica que se renderam ao fumo.O cirurgião Dr. Richard Cyerholt disse que: o “prolongado de fumo TIRA DE OITO A NOVE ANOS DE DURAÇÃO COMUM DE VIDA”.

(New York Times, 24 de janeiro de1954); CADA BAFORADANO CIGARRO FAZ O FUMANTE FICAR MAIS VELHO E MAIS CURTIDO.Isso é evidentemente devido ao agente conhecido como ACETALDEIDO, fator no processo de envelhecimento assim como na ação curtidora do fumo de cigarro.

O Dr.F.Marott Sinex da Universidade de Boston, fez esta revelação hoje, na 135 reunião nacional da sociedade Química Americana...Os testes foram realizados com os tendões da cauda de cangurus e com ligamentos dos pescoços de bois.Cada um destes espécimes contem as proteínas encontradas também no corpo humano...Verificou-se que o fumo causava

Enrugamento nos dois animais.(New York Times, 8 de abril de 1959;

Num relatório publicado no Journaul Of the American Medical Association, declarou o Dr Leroy E. Burney, cirurgião geral de serviços de saúde pública dos EUA, que: ”O peso de evidência ATUAL INDICA O FUMAR COMO O PRINCIPAL FATOR ETIOLÓGICO (CAUSATIVO) NA CRESCENTE INCIDÊNCIA DO CÂNCER DOS PULMÕES. Associa-se especialmente o fumar cigarro com a possibilidade crescente de desenvolver o câncer nos pulmões;

É BENÉFICO DEIXAR DE FUMAR, MESMO DEPOIS DE LONGO HÁBITO.

O Dr, Johannes Clemmesen, de Copenhague, afirmou que os casos de câncer de bexiga estão aumentando, conforme indicam as estatísticas na Dinamarca desde 1942.Há certa ligação entre o fumar e os tumores da bexiga, e por isso não deve surpreender que esta forma de câncer, assim como o dos pulmões,esteja aumentando, especialmente entre os homens, e apareça agora em idades cada vez menores.

Do Jornal Hidningen, de Estocolmo, em 9 de julho de 1959: CADA CIGARRO FUMADO REDUZ 14 E MEIO MINUTOS NA DURAÇÃO DA VIDA DO FUMANTE.

É PORTANTO, UMA FORMA DE SUICÍDIO A LONGO PRAZO.

Trecho extraído do magnífico livro AUTOPERFEIÇÃO COM HATHA YOGA

UM CLÁSSICO SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

PROFESSOR HERMÓGENES.

segunda-feira, 20 de julho de 2009


Realizei experimentos sobre os efeitos do ginseng chinês e do ginseng coreano vermelho sobre o corpo etérico. A dosagem utilizada foi de meio grama a cinco gramas por ingestão. A idade dos sujeitos variou de 14 a 55 anos.
Foi observado por clarividência que os efeitos do ginseng em pó começaram a se manifestar quase imediatamente.
Viram-se clarões luminosos vindos das auras interior e da saúde. A aura interior aumentou de espessura em cerca de 12 a 25 centímetros. A aura da saúde tornou-se mais brilhante e expandiu-se por mais ou menos 65 centímetros a um metro. A aura exterior também se expandiu. Matéria cinza-clara foi expelida. Os chakras ficaram mais brilhantes, maiores e mais ativos. Os chakras principais cresceram de cerca de oito para treze centímetros. O “ki sintético”, localizado nos chakras secundários do umbigo, passou de cerca de três para dez centímetros de diâmetro. O “ki sintético” tornou-se mais denso. Embora o nível de energia prânica dos sujeitos fosse muito elevado, eles estavam relaxados e não mostravam cansaço. Isso é semelhante a uma pessoa que está meditando. Apesar da grande quantidade de energia gerada durante a meditação, o meditador permanece calmo, relaxado e em paz. As pessoas geralmente não têm consciência ou não sentem fisicamente a melhora sutil, a menos que sejam sensíveis ou estejam fracas.
O grau dos efeitos do ginseng depende da dosagem, do fornecedor (fornecedores diferentes produzem ginseng de diferente brilho ou potência) e do organismo do indivíduo. Os efeitos de meio grama de ginseng durarão por cerca de dez a dezesseis horas. Durante esse período de tempo, os efeitos do ginseng diminuem gradativamente. Por isso, é melhor que seja tomado meio grama de ginseng duas vezes por dia, para que a saúde seja mantida. Pessoas doentes deverão, de preferência, tomar uma dosagem mais elevada.
O ginseng, quando visto por clarividência, é muito brilhante, comparado a outros alimentos e medicamentos. A aura do núcleo (mais interior) de 50 gramas de ginseng em pó é muito densa (semelhante a ouro “líquido”) e tem de 15 a 30 centímetros de raio. O ginseng contém uma grande quantidade de prana (energia vital) e também muito “ki sintético”. O grande aumento de “ki sintético” no chakra secundário do umbigo é devido à ativação dos chakras principais que produzem mais “ki sintético” e também devido ao “ki sintético” contido no próprio ginseng.
O ginseng tem efeito purificador, uma vez que a matéria acinzentada está sendo expelida. É melhor fazer exercícios logo após a ingestão do ginseng para facilitar a expulsão do prana utilizado e para facilitar a assimilação de energia prânica renovada. O ginseng é também “ativante” e “energizante”, uma vez que o corpo etérico e seus chakras principais tornam-se mais brilhantes, maiores e mais densos. Por isso, os órgãos controlados e energizados pelos chakras principais são, correspondentemente, limpos, ativados e energizados.
Através dessas descobertas, tornou-se claro por que o ginseng é altamente conceituado entre os chineses e coreanos. Muitos tomam ginseng regularmente, para aumentar e melhorar sua saúde. Na medicina chinesa, o ginseng, combinado com ervas de efeitos “curativos” sobre órgãos específicos, é prescrito para muitos tipos de enfermidades. O ginseng combinado com outras ervas é considerado como um medicamento que praticamente “cura tudo”.
Para aumentar o nível de energia prânica do praticante e melhorar sua capacidade de cura, é aconselhável (mas não imprescindível) tomar um grama de ginseng antes e depois de tratar um grande número de pacientes. É também vantajoso para pacientes que estão muito fracos tomar um ou dois gramas de ginseng antes de serem tratados pelo praticante.

sexta-feira, 17 de julho de 2009


Vamos nos conectar com nossa Deusa interior ?

Peço que siga as orientações abaixo e deixe a energia sutil tomar conta de você !

Acomode-se ...

Relaxe...

Respire profundamente algumas vezes...

Estamos em um dia ensolarado....

Descalços caminhamos pela grama verde....

Ao nosso lado arbustos e árvores antigas...

Os mais diversas flores pelo caminho, nos presenteiam com seus aromas variados...

Respire... sinta ...

A frente um lago......, calmo.... brando.....

O vento toca nossas faces...

Escolhemos uma árvore e nos recostamos ao pé dela...

Neste momento sentimos a canção da natureza... suave... interior... que se mistura com o barulho de vai vem das folhas...

Neste momento de paz, somos tocados por um aroma nunca sentido...

E ela vem em nossa direção....

Seu caminhar é leve e sutil....

Seus cabelos esvoassantes transmitem um brilho ... uma luz...

A cada passo em nossa direção... sentimos que o peso de nossos ombros são retirados...

As luzes se acentuam e mix de ráios coloridos tocam nosso corpo fisíco...

Ela finalmente esta face a face conosco... e seu olhar meigo , nos convida a mergulhar no mais profundo de nosso interior...

Nossos corpos se encontram rodeados de uma luz, intensa, forte de cor verde..., oscilando entre o azul e branco...

Somos presenteados, curados interiormente e somos tomados pelas virtudes de cada raio, de cada cor...,

Nos sentimos fortes, em paz, unificados com a natureza...

Estamos ligados, como raízes ao solo e com a luz do alto...

Sutilmente vamos retornando ao nosso estado de consciência....

E a bela Deusa, guardiã da natureza, nos fala pela consciência...

Medite no amor, na luz... e terá sempre o auxílio dos guardiões...

Ouça seu coração... deixe a luz falar em seu ser...

E auxílio terás....

Paz..., Amor.... , Luz

E ao contemplar o dia..., o Sol, o Luar, a Chuva, a terra...., sinta -se uno, conectado com o Ser Supremo... e ali eu também estarei...

Saudação de luz !!!




quinta-feira, 16 de julho de 2009

APRENDENDO YOGA

O cultivo do pensamento é uma ciência Exata.

Aquele que conseguiu controlar seus pensamentos é um verdadeiro Deus nesta terra.

A amargura ou a ternura não estão nos objetos mas na mente, no sujeito, no seu modo de pensar.

Não existe nada de bom ou de agradável neste mundo. Sua imaginação é que os torna assim.

A purificação e o controle da mente são a finalidade básica de todas as Iogas.

Quando alguém transcende o pensamento, a intuição funciona e o conhecimento do Eu vem à tona.

É a mente que germina as raizes da árvore de Samsara com seus milhares de brotos, de galhos, de tenras folhas e frutos. Se você eliminar os pensamentos poderá destruir imediatamente a árvore de Samsara.

Cada ação tem um passado que a levou a ela e um futuro que se segue a ela.

Cada pensamento é um elo na ilimitada corrente de causas e efeitos, cada efeito tornando-se uma causa e cada causa tendo sido um efeito.

O homem é dono de seu próprio destino.

Em você estão latentes todas as faculdades, energias e poderes. Desenvolva-as e torne-se livre e grande.

Quem conhece o funcionamento da mente e a controla na prática, é realmente feliz.

Tenha cuidado com os pensamentos. Tudo o que sua mente enviar, volta para você. Cada pensamento é um bumerangue.

Alimentar e conservar um mau pensamento aos poucos o despe de seu horror e impele o pensador a cometer um ato que o concretize.

Conhecer-se a si mesmo é o maior dos tesouros. A meditação é a chave do conhecimento.

Os pensamentos são as sementes latentes da ação. As verdadeiras ações são os atos da mente e não os do corpo. E são os atos da mente que na verdade são chamados de Carmas.

Quanto menos pensamentos tiver maior será a sua força mental e sua concentração.

O seu destino é arquitetado pelos seus pensamentos.

Quem cultiva pensamentos bons, sublimes e divinos faz a si mesmo e também ao mundo, enorme bem.

Com maus pensamentos você polui o mundo.

.
Trechos do livro “O Poder do Pensamento Pela Ioga” de Swami Sivananda Saraswati, editora Pensamento.

propriedades da Majestade LINHAÇA



Contam os arqueólogos que a linhaça era usada em mumificações no Egito. Outros achados apontam que era empregada com sucesso para tratar ferimentos. E, se antigamente fazia parte até mesmo de rituais, hoje ela marca presença nos laboratórios de grandes centros de pesquisa em nutrição. Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

Esse excelente resultado foi apresentado no 6° Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que aconteceu no mês passado na Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Um dos destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Esse composto atua na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas. No caso de um câncer, esse mecanismo de autodestruição costuma não funcionar. Mas a lignana substitui tal sistema e ativa a contagem regressiva para a célula doente se destruir como esperado.

Vale ressaltar que a linhaça só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica.

A semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona efitoesteróide que imita o hormônio feminino.

Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a equipe do Departamento de Nutrição também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro. "Investigamos a segurança no consumo", conta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, segundo Ana Vládia, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos. "Claro que, se ela for usada na preparação de receitas assadas, como pães ou biscoitos, não precisará disso", diz a pesquisadora, que continua mergulhada em seus estudos.

Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. "É que a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. E aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair. "Mas tem que bater e comer logo, porque a linhaça é muito suscetível à oxidação", ensina o bioquímico Jorge Mancini Filho, da Universidade de São Paulo.

Os cientistas só não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. "Estamos em busca dessa resposta", suspira a nutricionista Ana Vládia. Quem dá bem a medida (sem trocadilho) da indefinição é a farmacêutica bioquímica Rejane Neves. Ela conta que já viu sugestões de porções as mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia. E comenta que alcançar esta última indicação é bem mais difícil. "A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradativa".

AS BENÇÃOS DAS ERVAS

ERVA DOCE



erva-doceFitoterapia

A fitoterapia é o tratamento feito com plantas medicinais auxiliando na recuperação da saúde.
Então a dica do dia é: “Concentre-se em descobrir a causa do sintoma ou doença”. Normalmente a causa está relacionada a maus hábitos da vida moderna como alimentação artificial, falta de água pura, poluição, falta de exercício, sono irregular, falta de luz solar, tensão emocional e desconfiança do amor de Deus. Todos estes hábitos tendem a consumir nossas forças vitais e convidar a doença e a morte.
Portanto ao usar as plantas medicinais torne a cura real praticando bons hábitos.


A erva doce é uma planta muito conhecida e utilizada devido as suas múltiplas possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada na área da saúde, beleza e culinária, suas principais utilidades são vistas em:

-Ajuda no emagrecimento associada a uma dieta saudável;
- Usada em travesseiros aromatizados devido seu aroma agradável estimulando o relaxamento de todo o corpo;
- Na culinária a erva doce é muito utilizada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, entre outros;
- É muito usada para tratamentos de pele;

Por meio da ingestão do chá:
O Cálcio e o Fósforo atuam no organismo conjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue, construção muscular e transmissão normal de impulsos nervosos. A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função ajudar a digestão, além de estimular o apetite.
- Usada contra cólicas de bebês;
- Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
- Melhora problemas digestivos e gases;
- Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de leite;
- Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão;
- No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;

O ideal e a melhor maneira para se consumir a erva doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de consumir chá de erva doce junto a hábitos alimentares adequados o ajudarão a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além, de suas propriedades na melhora do relaxamento do corpo. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ORAÇÃO PARA TODOS QUE SE DESPEDEM DE SUA MATÉRIA.


Por alguém que acaba de morrer...

59. PREFÁCIO. As preces pelos Espíritos que acabam de deixar a Terra não objetivam, unicamente, dar-lhes um testemunho de simpatia: também têm por efeito auxiliar-lhes o desprendimento e, desse modo, abreviar-lhes a perturbação que sempre se segue à separação, tornando-lhes mais calmo o despertar. Ainda aí, porém, como em qualquer outra circunstância, a eficácia está na sinceridade do pensamento e não na quantidade das palavras que se profiram mais ou menos pomposamente e em que, amiúde, nenhuma parte toma o coração.

As preces que deste se elevam ressoam em torno do Espírito, cujas idéias ainda estão confusas, como as vozes amigas que nos fazem despertar do sono. (Cap. XXVII, n° l0.)

60. Prece. - Onipotente Deus, que a tua misericórdia se derrame sobre a alma de Michael Jackson, a quem acabaste de chamar da Terra. Possam ser-lhe contadas as provas que aqui sofreu, bem como ter suavizadas e encurtadas as penas que ainda haja de suportar na Espiritualidade!

Bons Espíritos que o viestes receber e tu, particularmente, seu anjo guardião, ajudai-o a despojar-se da matéria; dai-lhe luz e a consciência de si mesmo, a fim de que saia presto da perturbação inerente à passagem da vida corpórea para a vida espiritual. inspirai-lhe o arrependimento das faltas que haja cometido e o desejo de obter permissão pata as reparar, a fim de acelerar o seu avanço rumo à vida eterna bem-aventurada.

N..., acabas de entrar no mundo dos Espíritos e, no entanto, presente aqui te achas entre nós; tu nos vês e ouves, por isso que de menos do que havia, entre ti e nós, só há o corpo perecível que vens de abandonar e que em breve estará reduzido a pó.

Despiste o envoltório grosseiro, sujeito a vicissitudes e à morte, e conservaste apenas o envoltório etéreo, imperecível e inacessível aos sofrimentos. Já não vives pelo corpo; vives da vida dos Espíritos, vida essa isenta das misérias que afligem a Humanidade.

Já não tens diante de ti o véu que às nossas vistas oculta os esplendores da vida no Além. Podes, doravante, contemplar novas maravilhas, ao passo que nós ainda continuamos mergulhados em trevas.

Vais, em plena liberdade, percorrer o espaço e visitar os mundos, enquanto nós rastejaremos penosamente na Terra, à qual se conserva preso o nosso corpo material, semelhante, para nós, a pesado fardo.

Diante de ti, vai desenrolar-se o panorama do Infinito e, em face de tanta grandeza, compreenderás a vacuidade dos nossos desejos terrestres, das nossas ambições mundanas e dos gozos fúteis com que os homens tanto se deleitam.

A morte, para os homens, mais não é do que uma separação material de alguns instantes. Do exílio onde ainda nos retém a vontade de Deus, bem assim os deveres que nos correm neste mundo, acompanhar-te-emos pelo pensamento, até que nos seja permitido juntar-nos a ti, como tu te reuniste aos que te precederam.

Não podemos ir onde te achas, mas tu podes vir ter conosco. Vem, pois, aos que te amam e que tu amaste; ampara-os nas provas da vida; vela pelos que te são caros; protege-os, como puderes; suaviza-lhes os pesares, fazendo-lhes perceber, pelo pensamento, que és mais ditoso agora e dando-lhes a consoladora certeza de que um dia estareis todos reunidos num mundo melhor.

Nesse, onde te encontras, devem extinguir-se todos os ressentimentos. Que a eles, daqui em diante, sejas inacessível, a bem da tua felicidade futura! Perdoa, portanto, aos que hajam incorrido em falta para contigo, como eles te perdoam as que tenhas cometido para com eles.

Nota. - Podem acrescentar-se a esta prece, que se aplica a todos, algumas palavras especiais, conforme as circunstâncias particulares de família ou de relações, bem como a posição social que ocupava o defunto.

Se se trata de uma criança, ensina-nos o Espiritismo que não está ali um Espírito de criação recente, mas um que já viveu e que pode, mesmo, já ser muito adiantado. Se foi curta a sua última existência, é que não devia passar de uma completação de prova, ou constituir uma prova para os pais. (Cap.V, n° 21.)

61. (Outra) - (1). Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que acabam de deixar a Terra! Que a tua luz brilhe para eles! Tira-os das trevas; abre-lhes os olhos e os ouvidos! Que os bons Espíritos os cerquem e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança!

(1) Esta prece foi ditada a um médium de Bordéus, na ocasião em que passava pela sua casa o féretro de um desconhecido.

Senhor, ainda que muito indignos, ousamos implorar a tua misericordiosa indulgencia para este irmão nosso que acaba de ser chamado do exílio. Faze que o seu regresso seja o do filho pródigo. Esquece, ó meu Deus, as faltas que haja cometido, para te lembrares somente do bem que haja praticado. Imutável é a tua justiça, nós o sabemos; mas, imenso é o teu amor. Suplicamos-te que abrandes aquela, na fonte de bondade que emana do teu seio.

Brilhe a luz para os teus olhos, irmão que vens de deixar a Terra! Que os bons Espíritos de ti se aproximem, te cerquem e ajudem a romper as cadeias terrenas! Compreende e vê a grandeza do nosso Senhor: submete-te, sem queixumes, à sua justiça, porém, não desesperes nunca da sua misericórdia. Irmão! que um sério retrospecto do teu passado te abra as portas do futuro, fazendo-te perceber as faltas que deixas para trás e o trabalho cuja execução te incumbe para as reparares! Que Deus te perdoe e que os bons Espíritos te amparem e animem. Por ti orarão os teus irmãos da Terra e pedem que por eles ores.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A força

Eu trago a certeza de uma força soberana

Que habita pedra, planta, bicho

e toda a raça humana.

Esta força é quem manda

é a vida é seu país

Para culto desta força

a oferenda é ser feliz

Essa força é tanta

E por dentro, é por fora

Todo ser vivente.

é seu troféu de vitória

Esta força não se mede

e só se deixa conhecer

Pela graça consciente

Manifesta em cada ser.

Bata a porta do silêncio

que ela pode te gritar

Onde o mundo se origina

E aonde que ele vai dar

mas só conhece

compreende quem já viu

Que o denso é dominado

Por uma força SUTIL.