quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A CARIDADE

A caridade não brilha unicamente na dádiva. 
Destaca-se nos mínimos gestos do cotidiano. 
Está no sorriso de compreensão e tolerância... 
Na palavra que tranquiliza... 
Na gentileza para com desconhecidos...
No amparo a criança...
No socorro ao doente... 
Na atenção para com quem fala... 
No acatamento das confidências de um amigo... 
No silêncio, ante os conceitos agressivos desse ou daquele adversário...
E no respeito perante os hábitos e as cicatrizes do próximo.


EMMANUEL

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MENSAGEM: MARQUE UMA HORA

MARQUE UMA HORA...
Marque um hora para você no consultório da vida, e desligue-se, seja paciente.
Esqueça o celular e os problemas, concentre-se na sua CAPACIDADE, para que sejam exibidas as suas POSSIBILIDADES.

Não existe outra maneira de ser feliz!
Tem que ser com você mesmo, seja ai onde mora, seja em Anchorare, no Alaska, ou mesmo se escondendo no meio do mato, lembre-se: para onde você for, vai ter que carregar você mesmo.

Seja o seu melhor amigo, não se julgue, não se compare, não se deixe levar pelo pessimismo dos outros.

Ninguém sabe das suas POSSIBILIDADES, as vezes nem você mesmo, que se deixa levar pelo que dizem pela situação, pelo momento ou pela sucessão de fatos que parecem levar ao fim...

Somos eternos, alma querida, e o que é o tempo diante da eternidade?
Anos são segundos. Séculos são dias.

Tudo vai passar, menos a sua personalidade, o seu jeito de ser, que deve apenas ser transformado, modificado pela dor ou pelo amor para o melhor.
Já que podemos escolher, escolha o amor, comece por amar-se sem restrições, assim fica mais fácil amar o próximo e o Criador.

Marque um tempo para você, não se perca no meio da ilusão do mundo.
Tudo vai passar e no fim, só carregaremos o que conquistamos na alma, o resto será comido pela traça, pela ferrugem e pelo tempo.
Pense nisso antes de se consumir pelos problemas passageiros da vida.

O essencial é você!

Eu acredito em você

(Texto de Paulo Roberto Gaefke)

sábado, 15 de janeiro de 2011

História do origami

História

Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).
origami foi introduzido nessas festas:
  • Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, comborboletas, representando a união dos noivos;
  • Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
  • Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas,oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.
Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou osSímbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, alongevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade saúde.
Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.
Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.

Origami de Rosto de Cachorro

Post to Twitter
Este origami é ideal para quem está começando a fazer dobraduras. O diagrama abaixo mostra como fazer o rosto de um cachorro.
Basta, no final, desenhar o rosto, com os olhos e a boca para ter um belo cão.

Origami



Origami





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um elefante a partir de uma nota de dólar.

COrigami (do japonês折り紙, de oru, "dobr", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papelquadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo(1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (rectangularcircular, etc.).
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CRONOLOGIA DAS GRANDES DESCOBERTAS

PRINCIPAIS DESCOBERTAS ASTRONÔMICAS


750 a.C. - Os povo egípcio baseados no movimento do sol contam o tempo. Criado os relógios de Solares.
600 a.C. - O grego Tales de Mileto consegue prever através de cálculos a chegada de um eclipse.
350 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnidos faz o primeiro mapa astronômico.
240 a.C. - O grego Eratóstenes calcula a circunferência do planeta Terra e chega a conclusão que está distância é de 39.690 km.
140 - Claudius Ptolomeu, pesquisador grego, cria em forma ordenada a teoria universal em que aTerra ficaria no centro e os planetas e estrelas girariam em torno dela.
1054 - Observadores chineses dizem que avistaram a morte de uma estrela na constelação de Touro.
1304 - O pintor italiano Giotto retrata em uma pintura um cometa..
1472 - O astrônomo alemão Johann Müller elabora um tratado sobre a órbita de um cometa.
1543 - Nicolau Copérnico, astrônomo polonês, desenvolve a teoria do sol como centro do sistema e não a Terra. De acordo com ela, todos os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol. Esta teoria esta no livro Sobre a Revolução dos Corpos Celestes. A igreja católica condena esta teoria, mas ela passa a ser um referencial nas pesquisas astronômicas, em contraste com a visão de Ptolomeu sobre o Universo.
1610 - O italiano Galileu Galilei cria um telescópio para observar os astros.
1845 - O irlandês William Parsons inventa o maior telescópio de sua época e descobre as galáxias espirais.
1851 - O físico francês Jean-Bernard-Leon Foucault comprova cientificamente o movimento de rotação do planeta Terra.
1862 - O físico sueco Anders Jonas Angströn afirma contém hidrogênio na composição do sol.
1929 - O astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble afirma que as galáxias afastam-se uma das outras. É o princípio da Teoria do Big Bang, a explosão inicial que teria dado origem ao Universo.
1963 - O norte-americano Maarten Schmidt descobre os quasares, os astros mais distantes e mais poderosos que existem no universo.
1964 - Os astrônomos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson afirmam ter visto a luz originária da explosão do Big Bang há 13 bilhões de anos.
1967 - O astrônomo inglês Anthony Hewish capta sinais de rádio do primeiro pulsar, uma espécie de estrela que emite radiação no formato de pulsos regulares.
1971 - O pequisador canadense C.T. Bolt detecta a existência dos buracos negros.
1975 - O físico inglês Stephen Hawking elabora teorias sobre o buracos negros e diz que eles podem evaporar, perdendo nesse processo uma pequena quantidade de massa.

1999 - Os astrônomos, após observações e imagens do telescópio Hubble, concluem que o Universo está se expandindo há 13 bilhões de anos, ou seja, desde o momento do
Big
1987 - O astrônomo canadense Ian Shelton avista supernovas. Estes astros são explosões de grandes estrelas próximas a morte.
1992 - O telescópio Cobe fotografa o brilho do Big Bang.
1999 - Os astrônomos, após observações e imagens do telescópio Hubble, concluem que o Universo está se expandindo há 13 bilhões de anos, ou seja, desde o momento do Big Bang. Bang.