quarta-feira, 24 de agosto de 2011




"O Yoga é como a música: o ritmo do corpo, 
a melodia da mente e a harmonia da alma 
criam a sinfonia da vida."

B.K.S. Iyengar

Um pouquinho de YOGA


COLOQUE SUA ALMA NO ÁSANA


"A Yoga divina: coloque sua Alma no ásana"

"Costumo dizer que o corpo é o arco, o ásana é a flecha, e a Alma, o alvo.

O ásana deve ser honrado e virtuoso. 

"Honrado" aqui significa que deve ser sincero. Você não deve fingir nem trapacear. Cada centímetro do corpo deve ser tomado pelo ásana, desde o peito, os braços e as perna até a ponta dos dedos dos pés e das mãos, para que ele irradie do centro do corpo e ocupe todo o diâmetro e a cirunferência dos seus membros. Você deve sentir a inteligência, a percepção e a consciência em cada centímetro do corpo.

"Virtuoso" significa que ele deve ser feito com a intenção correta: não para o ego ou para impressionar, mas para o Eu e para nos aproximar de Deus. Dessa maneira o ásana é uma oferenda sagrada. Estamos rendendo o nosso ego. Essa é a suprema devoção a Deus (Isvara pranidhana).



Não basta que a mente e o corpo estejam fazendo o ásana. Você precisa estar nele; tem de colocar nele a sua Alma. Como realizar o ásana com Alma? Isso só pode ser feito com o órgão do corpo que está mais perto da Alma - o coração. 

Portanto, o ásana virtuoso parte do coração, não da cabeça. Assim, você não apenas o está fazendo, como está nele. Muitas pessoas tentam pensar em como fazer o ásana, mas você deve sentir como fazê-lo, por meio do amor e da devoção." 

B.K.S Iyengar- Luz na Vida.  


http://www.yogasaudavel.blogspot.com/

http://www.yogasaudavel.blogspot.com/

sábado, 20 de agosto de 2011

Coxinha de mandioca

COXINHA DE MANDIOCA

2 Colher (sopa) de salsa picada
1 Xícara (chá) de farinha de trigo
2 Xícara (chá) de farinha de rosca
1 kilo de mandioca cozida espremida
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo quente para fritar
3 ovos

Recheio:
2 Xícara (chá) de proteína de soja preparada
1 Xícara (chá) de requeijão cremoso
1 Colher (sopa) de azeitonas picadas
1 Colher (sopa) de manjericão picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto½ cebola ralada

Em uma tigela, juntar os ingredientes do recheio e reservar. Em um outro recipiente, misturar os ingredientes da massa (menos 1 ovo e a farinha de rosca). Abrir a massa em círculos, rechear e fechar no formato de coxinhas. Passar no ovo restante batido, na farinha de rosca, levar ao congelador por 1 hora e fritar em óleo quente.
Testada e aprovada!

HAMBURGUER VEGETAL

 HAMBURGER VEGETARIANO

2 xícaras de proteína de soja cozida e temperada a seu modo
7 colheres de sopa de farinha de rosca
1 Ovo inteiro (com gema peneirada)
2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento

Misture tudo no multiprocessador até ficar uma massa homogênea e bem ligada. Dê forma aos hamburgers. Nós usamos uma forma da tupperware, bem prática. Procurei a foto na internet para mostrar a vocês, ei-la: É maravilhosa, os hambúrgeres ficam bem iguaizinhos, mas dá pra improvisar com forminha de tapioca, ou arrumar mesmo com as mãos, acertando as bordas.Depois, asse no forno com um pouquinho de azeite na forma, fica bem gostoso. Aqui não fazemos frituras, mas pode ser frito também. Em casa fazemos um monte de hamburgeres e deixamos congelados, embrulhadinhos em papel filme. Super rápido e prático.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pão integral

ingredientes

1 ovo

100 ml de óleo

450 ml de água

1/2 copo( medida 250 ml) de leite em pó

2 copos de farinha de trigo integral

3 copos de farinha de trigo especial

2 colheres(sopa) de açúcar

2 colheres de chá de sal

2 colheres de chá de fermento biológico granulado

2 colheres de quinua

2 colheres de aveia

2 colheres de semente de linhaça


modo de preparo


Misturar todos os ingredientes acima, deixando por ultimo
a farinha de trigo,
colocar aos poucos até dar o ponto de soltar das mãos,
mas não pode ficar uma massa dura.
Deixar crescer por meia hora.
Moldar os pães, colocar forma untada e enfarinhada,
deixar crescer até dobrar de volume.
Leve para assar em forno médio até que esteja dourado.
Passe margarina em cima com um pincel
quando retirar do forno e ainda morno.
Rende: 2 pães de 760 gr ou 3 de 500 gr

fonte: http://tvg.globo.com/receitas/pao-integral-4e9982d8ce90186ec300119a


sábado, 6 de agosto de 2011


"O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo. O que for o teu desejo, assim será tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino."

Brihadáranyaka Upanishad

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ARISTÓTELES O PAI DA LÓGICA E DA METAFÍSICA

Aristóteles é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e é o criador do Pensamento Lógico, sendo que ele está entre o mais influente filósofo grego juntamente com Sócrates e Platão, na qual ele contribuiu na política, física, psicologia, poesia, lógica, ética, metafísica, biologia, zoologia, historia natural e retórica.
Em comparativo com seu professor Platão, Aristóteles é um realista que antes de cantar as excelências de um estado ideal, ele prefere analisar as diversas constituições políticas e os diversos sistemas de governo. Este grande filósofo grego nasceu em Estagira na Calcídica 384 a.C sendo que foi um discípulo de Platão, queria o entendimento unitário de tudo o que ocorreu no Universo.
Partindo como Platão do mesmo problema acerca do valor objetivo dos conceitos, Aristóteles constrói um sistema inteiramente original tendo como caracteres desta grande síntese como A Observação fiel da natureza, Rigor no método e Unidade do conjunto. A sua teologia é o primeiro motos imóvel, o pensamento do pensamento.
A filosofia de Aristóteles é a relação e conexão entre as várias áreas pensadas pelo filosofo, seus escritos versam sobre praticamente todos os ramos do conhecimento de sua época exceto a matemática, sés escritos eram divididos em duas espécies uma era exotérica e a outra acroamática, sendo que as exotéricas eram destinadas ao publico em geral eram obras de caráter introdutório composto na forma de diálogo, e as acroamáticas eram destinadas apenas aos discípulos do Liceu e composto na forma de tratados.



Aristóteles é considerado o "pai" da metafísica. 
Um detalhe interessante da imagem que podemos 
observar são as mãos, tanto de Aristóteles, quanto de Platão, 
veja que a mão de Aristóteles esta voltada para baixo, 
representando sua crença em relação à realidade,
 e a mão de Platão para cima, ou seja, o mundo das ideias.




FONTE:   http://www.blogers.com.br/quem-foi-aristoteles/

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

trikonasana TRIANGULO

Utthita trikonasana e parivrita trikonasana, em desenho por John ScottEstes asanas (utthita trikonasana, postura do triângulo estendido, eparivrita trikonasana, postura do triângulo torcido) reduzem a gordura ao redor da cintura. Fortalecem as costas, os quadris e as pernas. Se existirem desvios no alinhamento postural, ajudam a realinhar o sistema do esqueleto. Melhoram a digestão, aliviam a prisão de ventre, corrigemdificuldades respiratórias e problemas correlacionados. Previnemproblemas de garganta, e, no caso de já existirem, promovem a sua melhora. Tonificam o sistema nervoso e fortalecem a medula espinhal.

O que é Iyengar Yoga?



Iyengar Yoga , criado por BKS Iyengar , é uma forma de Hatha Yoga conhecido por seu uso de adereços, tais como cintos, blocos e cobertores, como auxiliares na execução de asanas (posturas). Os adereços capacitar os alunos a realizar as asanas corretamente, minimizando o risco de lesão ou tensão, e fazendo as posturas acessível a jovens e velhos. O desenvolvimento de força, estabilidade, mobilidade e são enfatizadas através da asanas .
Iyengar Yoga é firmemente na tradicional oito membros do yoga como exposto por Patanjali em seu Yoga Sutras , que inclui yama ,niyama , asana , pranayama , pratyahara , dharana , dhyana e samadhi .
Uma forma de Hatha Yoga , que incide sobre o alinhamento estrutural do corpo físico através do desenvolvimento de asanas. Através da prática de um sistema de asanas, que visa unir corpo, mente e espírito para a saúde e bem-estar. Esta disciplina é considerada uma poderosa ferramenta para aliviar as tensões da vida moderna que por sua vez pode ajudar a promover física total e bem-estar espiritual. [ 1 ]
Iyengar Yoga é caracterizado por uma grande atenção aos detalhes e foco precisos sobre o alinhamento do corpo . Iyengar pioneira no uso de "acessórios", como almofadas, bancos, blocos, cintas, e até mesmo sacos de areia, que funcionam como auxiliares permitindo iniciantes a experiência asanas mais facilmente e completamente do que poderia ser possível sem vários anos de prática. Props também permitir que os alunos cansados ​​ou doentes para desfrutar dos benefícios de muitos asanas via totalmente "apoiado" os métodos que exigem menos esforço muscular.
Posturas em pé são enfatizadas em Iyengar Yoga. Disse que estão a construir pernas fortes, aumentar a vitalidade geral, a circulação e melhorar a coordenação e equilíbrio, garantindo uma base sólida para o estudo de mais avançado poses.
FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Iyengar_Yogaa para o estudo de mais avançado poses.