terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bhagavad Gita

Bhagavad Gita 


Fala Krishna para Arjuna:
O sábio nunca se entristece, nem por causa dos mortos e nem por causa dos vivos. O Ser Real nunca deixa de existir(nosso corpo material não equivale à destruição metafisica do nosso corpo imaterial, isto é, da individualidade). O verdadeiro Ser vive sempre. Assim como a alma incorporada experimenta infância, maturidade e velhice dentro do mesmo corpo, assim passa também de corpo a corpo - sabem os iluminados e não se entristecem.
(Krishna)

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Bhagavad Gita
10/07/09
Livro: Bhagavad Gita
A canção do Senhor
A história em que o Bhagavad Gita se baseia é um curto episódio da mais volumosa epopéia do mundo, O Mahabharata. O Gita põe em cena duas personagens de destaque dessa epopéia, Arjuna e Krishna, que transitam entre dois grandes exércitos alinhados para a batalha no campo de Kurukshetra.
trecho do livro: A essência do BHAGAVAD GITA PARAMHANSA YOGANANDA
Livro: Bhagavad Gita como ele é
Observando os exércitos
Resumo:
Bhagavad Gita
*Episódio do MAHABHARATA
*MAHABHARATA: 50 séculos atrás alude a eventos que se estendem até a presente era de Kali.
>Segundo os Escritos védicos, o Mahabharata, uma das grandes epopéias da Índia, foi compilado diretamente na forma escrita, tendo sido feito por Sri Ganesha, a pedido de Vyasa Deva (o seu autor) em meditação.
Conflito entre:
100 filhos de Dhrtarastra e seus primos, os Pandavas, ou filhos de Pandu.
Dhrtarastra e Pandu são filhos de Kuru, que é descendente do Rei Bharata (antigo governante da terra, do qual provem o nome MAHABHARATA).
Dhrtarastra, filho mais velho, nasceu cego(perdeu o trono por ser cego). Cego de nascença e privado da visão espiritual. Casou com Chandari e teve 100 filhos.
Pandu, filho mais novo, ficou com o trono.
Filhos de Pandu (são 5):
Yudhisthira(lutador)
Bhima(arqueiro)
Arjuna(arqueiro)
Nakula
Sajadeva
Pandu morre em idade precoce.
Dhrtarastra torna-se rei devido a morte do irmão mais novo e fica com a guarda de seus 5 filhos.
Os filhos de Dhrtarastra e os 5 filhos de Pandu são criados juntos na casa real. Treinados na arte militar pelo proficente Drona e aconselhados pelo venerável avõ do clã, Bhisma.
Pandavas = reino de Pandu
Duryodhana é o filho mais velho de Dhrtarastra, odiava e tinha inveja dos primos. Influenciado pelo próprio pai, tramou matar os primos.
Os Pandavas eram sempre protegidos pelo tio Vidura e seu primo o Senhor Krishna.
(Várias investidas contra a vida dos Pandavas)
Senhor Krishna Divindade suprema desceu a terra como um principe de uma dinastia Superior. Era sobrinho da esposa de Pandu, Kunti, ou Prtha, a mãe dos Pandavas. Assim Krishna protegia os filhos de Pandu.
Duryodhana desafia os primos a participarem de um jogo. Durante o jogo capturam a esposa dos Pandavas, Draupadi. Humilham a esposa dos primos despiando-a perante os reis e pincipes. Krsna intervem salvando a moça. Duryodhana fala que o jogo foi fraudulento e exila os primos por 13 anos. Ao voltarem do exilio exigem pelo menos 5 aldeias e Duryodhana recusa ceder nem um punhado de terra.
A guerra era inevitável, apesar de os Pandavas serm tolerantes e pacientes. Aliados de Dhrtarastra e de Pandavas mediavam as negociações e até o próprio Senhor Krishna pleiteiou a paz, sendo recusado.
Depois de tantas propostas a guerra era inevitável, devido a tantas recusas.
Os Pandavas reconheciam a superioridade suprema da Personalidade de Deus, enquanto os filhos de Dhrtarastra não tiveram a mesma atitude.
Krishna não lutaria, pois é a Suprema Personalidade de Deus.
Ofertou as 2 partes: Seus conselhos ou sua força armada.
Escolha:
Dhrtarastras = força armada
Pandavas= conselho de Krishna
Sanjaya= secretário de Dhrtarastra.
Krishna é o orador do Gita.
Kuruksetra=local de peregrinação
Dharma Ksetra = campo de batalha
Deste modo, Krishna tornou-se o Quadrigenário de Arjuna, incumbindo-se de dirigir a quadriga do famoso arqueiro. Neste ponto começa o Bhagavad Gita.
Bhagavad Gita
Livro: Bhagavad Gita Huberto Roden
Página: 20
Fala Krishna para Arjuna:
O sábio nunca se entristece, nem por causa dos mortos e nem por causa dos vivos. O Ser Real nunca deixa de existir(nosso corpo material não equivale à destruição metafisica do nosso corpo imaterial, isto é, da individualidade). O verdadeiro Ser vive sempre. Assim como a alma incorporada experimenta infância, maturidade e velhice dentro do mesmo corpo, assim passa também de corpo a corpo - sabem os iluminados e não se entristecem.