sexta-feira, 11 de abril de 2014

RAJA YOGA

Os oito passos do raja yoga e sua meditação
por Emilce Shrividya Starling


Hoje vou falar um pouco da raja yoga, a yoga real do autoconhecimento, yoga da auto-realização através do domínio da mente.
A raja yoga é baseada na experiência do controle da mente e dos sentidos. Nossa fé não deve ser cega, ela deve estar alicerçada na vivência, na experiência, no conhecimento do Ser interior, da divindade dentro de nós.
Raja yoga é uma ciência que nos ensina a alcançar a verdade do Ser interior através de um método organizado e prático. Essa ciência propõe a nos dar meios de observação dos estados internos e o instrumento é a própria mente. Ela nos ensina como concentrar a mente para adquirir os poderes da mente.
Através do conhecimento da mente adquirimos o conhecimento de nós mesmos e vamos ficando livres da angústia, dos medos, da depressão, da frustração dos desejos insatisfeitos.
Como diz o yogue Swami Vivekananda: “O mundo está pronto a entregar seus segredos, se soubéssemos ao menos bater-lhe à porta, como dar o golpe necessário. O vigor e a força do golpe vêm através da concentração. Não há limites para o poder da mente humana. Quanto mais concentrada é, mais poder atrai para reforçar determinado ponto: esse é o segredo.”
É fácil concentrar a mente em coisas exteriores porque ela se dirige naturalmente para fora, porém é mais difícil concentrá-la em nosso interior. E a Raja yoga nos ensina como concentrar a mente para sermos mais felizes e saudáveis.
Essa prática é física e mental, pois a mente está intimamente ligada ao corpo. Se o corpo estiver doente, a mente também se torna doente; se o corpo está saudável, a mente se torna saudável e forte. Se ficarmos zangados ou com raiva, a mente se perturba e o corpo também sente essa emoção negativa através de doenças psicossomáticas.
A raja yoga está dividida em oito passos:

1.Yama - não matar, não mentir, não roubar, não ser desequilibrado e não cobiçar
2. Niyama - pureza do corpo e da mente, contentamento, auto-esforço, estudo de si mesmo e das escrituras sagradas, entrega de si mesmo a Deus
3. Asanas - posturas psicofísicas, exercícios físicos e mentais da hatha yoga
4. Pranayama - controle do prana através de exercícios respiratórios
5. Pratyahara - controle dos sentidos
6. Dharana - concentração da mente em um ponto
7. Dyana - meditação
8. Samadhi - união com o Ser interior.
Yama e Niyama é a ética do yoga. São treinamentos morais que controlam as emoções. Desenvolvem harmonia e virtudes como não-violência, bondade, caridade, compaixão. É não magoar ninguém nem ser violento em pensamentos, palavras e ações.

As posturas da hatha yoga conservam o corpo forte, flexível e saudável.

Os exercícios respiratórios e o controle dos sentidos ensinam a acalmar e regular a respiração, acalmando e controlando assim a mente.
A concentração, a contemplação, a meditação do yoga nos conduzem a níveis profundos e calmos. São práticas que harmonizam e trazem paz interior. É a busca da alma, a conexão com o divino, com o Ser interior dentro de nós.
Aprenda a meditar
Experimente meditar com regularidade, 15 ou 20 minutos e vivencie como essa prática pode transformar sua vida para melhor:
Sente-se muito tranquilamente na cadeira, com os pés paralelos no chão ou sente-se no chão, em uma almofada, com as pernas cruzadas.

Alongue sua coluna e abra os ombros. Permita que sua postura fique alinhada, sem tensão.

Coloque as mãos para baixo sobre os joelhos com os polegares e indicadores se tocando.

Feche os olhos e relaxe seu rosto com um leve sorriso. Fique bem quieto.

Sem fazer nada para respirar, tome consciência da inspiração e da expiração repetindo mentalmente So Ham, que significa: Eu sou uno a Deus .
Ao expirar, repita mentalmente So. (a pronúncia é: sou)
Ao expirar, repita mentalmente Ham (a pronúncia é : ram)

Torne-se consciente da inspiração e da expiração, repetindo So Ham.

A repetição desse mantra tem o poder de acalmar profundamente a mente e nos levar para o espaço interior do Ser divino em nós.

Entenda que So é a energia universal e Ham é a pura Consciência divina.

Apóie-se neste mantra poderoso, permita que ele lhe conduza para dentro e experimente quietude e bem-estar.

Com a prática regular você vai sentir apoio interior, mais autoconfiança, coragem e alegria.
Você pode também meditar antes de dormir. Acomode-se na posição que gosta para dormir e caia no sono repetindo mentalmente So Ham. Você dormirá melhor, terá bons sonhos e isto refletirá em sua vida, pois você vai se sentir uma pessoa mais calma.
Pratique os ensinamentos do yoga e sinta como sua vida se torna plena de encantamento, prosperidade e força interior. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!

http://gabrielyoga.blogspot.com.br/2010/09/o-pranamaya-kosha.html

HARE KRISHNA MAHAMANTRA - Satyadev

MATRA ELEVADOS EFEITOS PSÍQUICOS

SIGNIFICADO DE MANTRA:       MAN=MENTE E     TRA= CONTROLE.

UM POUQUINHO DE YOGA
POR Biaguia.
Quando escutamos a vibração transcendental, esta consciência é revivida. E, para esta era, as autoridades recomendam este processo. Por experiência prática também, a pessoa pode perceber que, cantando esse maha-mantra, ou Grande Cântico da Libertação, ela pode de imediato sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. E quando estiver realmente no plano de compreensão espiritual – superando as fases dos sentidos, mente e inteligência –,ela situa-se no plano transcendental. Este canto de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é diretamente decretado da plataforma espiritual, e assim, esta vibração sonora ultrapassa todas as camadas de consciência inferior – a saber sensual, mental e intelectual.

https://www.youtube.com/watch?v=4uFZQpzXX_s
O QUE SIGNIFICA HARE KRISHINA.

O Cantar dos Santos Nomes 
Por Srila Prabhupada 

O canto da vibração transcendental Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é o método sublime para revivermos nossa consciência de Krishna.

Como almas espirituais vivas, somos todos originalmente entidades conscientes de Krishna, porém, devido a nossa associação com a matéria desde tempos imemoriais, nossa consciência está agora poluída pela atmosfera material. A atmosfera material, na qual estamos vivendo agora, é chamada de maya, ou ilusão. Maya significa “aquilo que não é”. E que é essa ilusão? A ilusão é que todos nós estamos tentando ser os senhores da natureza material, enquanto, na verdade, estamos sob as garras de suas estritas leis. Quando o servo artificialmente tenta imitar o amo todo-poderoso, isto chama-se ilusão. Neste poluído conceito de vida, estamos ficando mais e mais enredados em suas complexidades. Portanto, embora estejamos ocupados numa árdua luta por conquistar a natureza, estamos cada vez mais dependentes dela. Esta luta ilusória contra a natureza material poderá imediatamente acabar ao revivermos nossa consciência de Krishna.

A consciência de Krishna não é um artifício imposto à mente; esta consciência é a energia original da entidade viva. Quando escutamos a vibração transcendental, esta consciência é revivida. E, para esta era, as autoridades recomendam este processo. Por experiência prática também, a pessoa pode perceber que, cantando esse maha-mantra, ou Grande Cântico da Libertação, ela pode de imediato sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. E quando estiver realmente no plano de compreensão espiritual – superando as fases dos sentidos, mente e inteligência –,ela situa-se no plano transcendental. Este canto de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é diretamente decretado da plataforma espiritual, e assim, esta vibração sonora ultrapassa todas as camadas de consciência inferior – a saber sensual, mental e intelectual. Não há necessidade, portanto, de compreender a linguagem do mantra,tampouco há necessidade de especulação mental ou qualquer ajuste intelectual para cantar esse mantra. Ele surge automaticamente do plano espiritual, e nesse caso, sem nenhuma qualificação prévia, qualquer pessoa pode tomar parte no canto e dançar em êxtase.

Temos visto isso na prática. Até mesmo uma criança pode tomar parte no canto, ou mesmo um cão pode participar. É claro que para alguém que está muito enredado na vida material, leva um pouco mais de tempo para ele chegar ao ponto ideal, mas mesmo esse homem materialmente absorto eleva-se à plataforma espiritual mui rapidamente. Quando um devoto puro do Senhor canta o mantra, com amor, o mantra, exerce grande efeito sobre os ouvintes, e por isso, este canto deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que se possam alcançar os efeitos imediatos. Tanto quanto possível, o canto dos lábios de não-devotos deve ser evitado, assim como o leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeitos venenosos.

A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Supremo. Tanto Krishna quanto Rama significam “o prazer supremo eterno”. Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, que modificada para Hare no vocativo, ajuda-nos a alcançar o Senhor.

A energia material, chamada de maya, também é uma das multifárias energias do Senhor. E nós, as entidades vivas, também somos uma energia – a energia marginal – do Senhor. As entidades vivas são descritas como superiores à energia material. Quando a energia superior está em contato com a energia inferior, uma situação incompatível surge, mas quando a energia marginal superior está em contato com a energia superior, chamada Hara, a entidade viva se estabelece em sua condição normal e feliz.

Essas três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor Supremo e Sua energia interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a graça do supremo pai, Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta este mantra sinceramente.

Nenhum outro método de realização espiritual, portanto, é tão eficaz nesta era quanto o canto do maha-mantra:

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare HareHare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
Mais no link abaixo:
http://pt.krishna.com/main.php?id=83