Maus hábitos alimentares
O fumar, um dos hábitos mais comum em todo o mundo, não deveria participar do regime de vida de um praticante de yoga e nem de ninguém.
Os dados fornecidos pela pesquisa científica amplamente justificam esta assertiva.
Deixando para depois a citação de alguns deles, diremos que o yoga tem sua razão espacial.
O ideal do Yogin é libertar-se de tudo aquilo que “possui o homem”, e o fumo é um dos mais tirânicos “donos do homem” a ponto de fazê-lo sofrer profundamente quando lhe falta um cigarro.
Faz- se necessário, portanto, arrebentar os grilhões de fumaça do tabagismo.
Naturalmente, o indivíduo que fuma um cigarrinho ou outro durante o dia não é um viciado. Ainda é ele quem decide a hora de acender o cigarro.
Há, no entanto, outro, este que fuma um cigarro após o outro, consumindo carteiras por dia,
Cuja submissão ao hábito, faz dele um viciado.
Não é ele quem acende o cigarro, mas é o cigarro que lhe acende. A ansiedade condicionada.
Os primeiros são fumantes. Estes últimos são fumados.
A passagem de uma categoria á outra é imperceptível. ”o fumado” é “dependente”.
Eis alguns fatos acerca do tabagismo:
1:FUMAR É UMA AMEAÇA MAIOR À SAÚDE DO QUE OS RESÍDUOS RADIOATIVOS CAÍDOS DO CÉU,disse hoje um cirurgião de Boston.Ele criticou os membros da profissão médica que se renderam ao fumo.O cirurgião Dr. Richard Cyerholt disse que: o “prolongado de fumo TIRA DE OITO A NOVE ANOS DE DURAÇÃO COMUM DE VIDA”.
(New York Times, 24 de janeiro de1954); CADA BAFORADANO CIGARRO FAZ O FUMANTE FICAR MAIS VELHO E MAIS CURTIDO.Isso é evidentemente devido ao agente conhecido como ACETALDEIDO, fator no processo de envelhecimento assim como na ação curtidora do fumo de cigarro.
O Dr.F.Marott Sinex da Universidade de Boston, fez esta revelação hoje, na 135 reunião nacional da sociedade Química Americana...Os testes foram realizados com os tendões da cauda de cangurus e com ligamentos dos pescoços de bois.Cada um destes espécimes contem as proteínas encontradas também no corpo humano...Verificou-se que o fumo causava
Enrugamento nos dois animais.(New York Times, 8 de abril de 1959;
Num relatório publicado no Journaul Of the American Medical Association, declarou o Dr Leroy E. Burney, cirurgião geral de serviços de saúde pública dos EUA, que: ”O peso de evidência ATUAL INDICA O FUMAR COMO O PRINCIPAL FATOR ETIOLÓGICO (CAUSATIVO) NA CRESCENTE INCIDÊNCIA DO CÂNCER DOS PULMÕES. Associa-se especialmente o fumar cigarro com a possibilidade crescente de desenvolver o câncer nos pulmões;
É BENÉFICO DEIXAR DE FUMAR, MESMO DEPOIS DE LONGO HÁBITO.
O Dr, Johannes Clemmesen, de Copenhague, afirmou que os casos de câncer de bexiga estão aumentando, conforme indicam as estatísticas na Dinamarca desde 1942.Há certa ligação entre o fumar e os tumores da bexiga, e por isso não deve surpreender que esta forma de câncer, assim como o dos pulmões,esteja aumentando, especialmente entre os homens, e apareça agora em idades cada vez menores.
Do Jornal Hidningen, de Estocolmo, em 9 de julho de 1959: CADA CIGARRO FUMADO REDUZ 14 E MEIO MINUTOS NA DURAÇÃO DA VIDA DO FUMANTE.
É PORTANTO, UMA FORMA DE SUICÍDIO A LONGO PRAZO.
Trecho extraído do magnífico livro AUTOPERFEIÇÃO COM HATHA YOGA
UM CLÁSSICO SOBRE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
PROFESSOR HERMÓGENES.