quarta-feira, 6 de abril de 2011

Um pouquinho de YOGA


Shiva é um importante deus do panteão hindu. Ele tem sido adorado desde há milhares de anos. Deus da fertilidade, morte e destruição, membro da Trimúrti, tríade hindú composta por: Brama, Visnu e Shiva.

Ele representa diversos aspectos desde o simples ao sublime. Assim Shiva é conhecido como, o transcendente ou o auspicioso, apesar de quase tudo nele ser o contrário, o grande asceta, o mestre Yoga sentado, o chefe de família, o benfeitor detentor da felicidade, o guardião mestre das artes marciais, o homem simbolizando a virilidade e o erotismo, como originador da fertilidade representando o homem cósmico em eterna união com a mulher cósmica, o destruidor do mal que possibilita a regeneração, o destruidor do orgulho pela simplicidade e a um nível mais subtil, é o destruidor do karma, do ego e materialismo que prende o homem ao samsara.

Dada esta multiplicidade de facetas de Shiva, não é possível sintetizá-lo numa única ideia, daí que as pessoas prefiram venerar um símbolo que dê forma à ideia por trás da imagem. O principal símbolo de Shiva é talvez o de concepção mais pura: uma simples pedra que se ergue da terra fértil, saindo para tocar o céu, é o linga.

A data mais importante de celebração de Shiva é Mahashivratri, em que se celebra o casamento de Shiva com Parvati, ou seja, quando Shiva se tornou parte do ciclo da vida como um homem comum.

O dia da semana em que se costuma realizar o ritual de adoração de Shiva é à 2ª feira, Somvar, o dia da lua, que é considerado um dia auspicioso.
Em suma ele é o supremo senhor da criação, Mahadeva, ele é a totalidade de todas as manifestações, o significado de toda a existência.

Shiva representa o mistério à espera de ser descoberto, assim como a vida. Compreendê-lo é compreender a realidade que governa o cosmos: a eterna verdade absoluta, somnatan dharma.

Om Namah Shivaya é um mantra que significa: "Om, inclino-me perante Shiva" ou "Om, inclino-me perante o meu divino Ser interior". É utilizado na meditação ióguica e os seus praticantes afirmam que o seu japa induz um profundo relaxamento físico e mental, além possuir eventuais efeitos curativos.



OM NAMAH SHIVAYA
A PRONÚNCIA
OM NAMÁ CHIVÁIA
O SIGNIFICADO
Este é o Grande Mantra da Salvação e Significa :
“Eu invoco/ confio/ honro e me curvo à luz do Senhor Shiva”
"OM NAMAH SHIVAYA" É um mantra é composto fisicamente de sílabas soadas de forma a influenciar o sistema humano, vibra afetando a matéria física, emocional e mental. Em determinado sentido cada palavra é um mantra. A palavra é muito poderosa, todo momento estamos presenciando isto em nosso dia a dia ao utilizamos palavras para obtermos o que desejamos (e o que não desejamos).
Os poderosos mantras que chegaram aos tempos atuais, pelo caminho da tradição védica, ou foram divinamente revelados, ou foram ouvidos pelos rishis e yogis de tempos imemoriais, quando se encontravam em estados trancendentais de consciência.
Conforme os vedas o mantra Om Namah Shivaya é o corpo do Senhor Nataraja, o Dançarino Cósmico. É o lar de Shiva.
"Namah" significa prostrações, "Shivaya Namah" significa: eu me prostro ante o Senhor Shiva (a alma é o servo de Shiva). "Shiva" representa a alma universal, "Aya" denota a identidade entre a alma individual e a alma universal. As cinco letras de "Namah Shivaya" significam as cinco ações do Senhor: criação, preservação, destruição, o ato de ocultar e a benção; significam também os cinco elementos e toda a criação através da combinação deles. "Na" denota o poder oculto do Senhor que faz a alma se mover pelo mundo, "Mah" é a amarra que prende a alma na roda das vidas e mortes. "Shi" é o símbolo do Senhor Shiva, "Va" é a Sua graça e "Ya" é a alma individual. Se a alma se enreda em "Na" e "Mah" ela ronda interminavelmente pelo mundano, se ela se associa com "Va" ela vai em direção a Shiva. "Namah Shivaya" forma o corpo do Senhor Shiva e o mantra propicia que "eu me refugie no corpo do Senhor Shiva"’.
Om Namah Shivaya é parte central e a mais importante de um antiqüíssimo mantra: o mantra original que precedeu a criação. Babaji disse que quando Jagadamba, a energia primeva apareceu, foi este o som que primeiro surgiu em seus lábios."
OM NAMAH SHIVAYA, o maha mantra de Shiva, foi o principal mantra utilizado por Haidakhand Bhole Baba, faz parte do centro nevrálgico de seu ensinamento. Babaji enaltecia seu poder de purificação, iluminação, imortalidade e redenção, ensinava sobre seu indescritível poder para destruir obstáculos, criar alegria e felicidade e formar uma ponte de ligação com Shiva. Dizia que seu poder era maior que o de uma bomba atômica. Recomendava sua repetição constante durante a meditação, o trabalho, o descanso e até mesmo durante sono e os sonhos.
Babaji ensinava que se as pessoas repetissem constantemente o nome do Deus da crença de cada um, a vida dos homens e todos os seres do planeta poderia ser reconduzida para um padrão mais saudável e eventualmente poderíamos esperar um futuro menos negro do que este que a humanidade atual está gerando. São milhares os depoimentos de pessoas relatando os efeitos extraordinários provocados pelo uso constante deste mantra.
"O mantra, a deidade do mantra, o guru e você mesmo são todos um só. Repita o mantra com esta certeza". Shree Swami 108 Fakira Nand
Rajindra - Devota de SRI 1008 MAHAVATAR BABAJI e
discípula de  SHRI SWAMI 1O8 FAKIRA NAND.

Nenhum comentário: