quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

OS 05 RITOS TIBETANOS I

Muito burburinho já foi feito em torno dos 5 Ritos Tibetanos pela sua fama de ser uma sequência de exercícios de incrível poder de cura e rejuvenescimento. Desde a publicação do livro "A Fonte da Juventude", por Peter Kelder, até inúmeros vídeos no youtube, quem pratica esta série, sabe que o barulho não é à toa.   

Os 5 Ritos Tibetanos são formados por uma seqüência extremamente simples e intensa de 5 kriyas-vinyasa: exercícios de limpeza, purificação e fortalecimento de energia vital, sincronizados com respirações específicas. A sequência dos ritos é tão simples, que leva somente entre 20 à 30 minutos para executar com calma, atenção e presença plena.

A beleza dos ritos está na sua simplicidade e em como trabalha todo o sistema glandular, sempre com uma atenção específica à região da tireóide, a grande responsável pelo nosso metabolismo. 


Talvez por sua simplicidade, os Ritos passam batido por muitos yogis, o que é uma pena, pois podem ser incorporados como uma série de apoio a qualquer vertente de Yoga, potencializando a transmutação de energias densas que todas as práticas de Yoga buscam. 

Eu me encantei com esta prática desde a primeira vez que a encontrei. Foi como um "amor a primeira vista". Tenho uma profunda gratidão em vê-la crescendo e também se expandindo através da sinergia com conhecimentos de outras linhagens de Yoga, como o Kundalini Yoga de Yogi Bhajan, o Prana Flow de Shiva Rea e o Arthatic Yoga do mestre Choa Kok Sui. O Kundalini contribui com shakti mantras e os exercícios de abertura e aquecimento, o Prana Flow integra os movimentos entre cada kriya para uma prática mais fluida e o Arthatic Yoga conduz todas as respirações.

Todo o pranayama dos 5 Ritos é executado através da "dança" do vinyasa, que pode ser guiada pelo silêncio e pulsação do ritmo de cada movimento, ou por sons de sinos tibetanos, percussão e mantras.  

Nos workshops e aulões de 5 Ritos, cada kriya é transmitida com possibilidades fluidas ou intensas, desafiantes ou relaxantes, dependendo do momento do dia, do estado de saúde e das possibilidades energéticas e corporais de cada praticante.

Parmatma Cris, há 3 anos residindo no Brasil, após ter se aprofundado nos conhecimentos e técnicas dos Ritos com monjes, yogis, amigos e mestres nos anos em que viveu na Índia, Tailândia, Europa e Estados Unidos, vem conduzindo, frequentemente, aulas de 5 Ritos em São Paulo. Sua próxima aula será no dia 28 de maio, no estúdio YogaFlow/CIYMAM e ela convida a todos que desejarem ter contato com essa prática tão transformadora.


FONTE:  http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1267 

Nenhum comentário: