quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

URDHVA-MUKHA-SVANASANA - POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PARA CIMA.

URDHVA-MUKHA-SVANASANA - Postura do Cachorro olhando pra cima
Esta postura fortalece os pulsos e os ombros, abre o peito e trabalha toda a coluna. É uma das postura do surya namaskara.

1.Deite-s de bruços e coloque as palmas das mãos voltadas para baixo ao lado do corpo de maneira que os dedos fiquem apontados pra frente e alinhados com os ombros. Mantenha os cotovelos próximos do corpo. Os pés devem ficar afastados na linha dos quadris. firmados sobre os dedos.
2. Inspirando, pressione as palmas das mãos contra o chão e erga um pouco o corpo do chão. Com a ajuda das palmas das mãos e dos pés, empurre os quadris para a frente, descendo os dedos para que os pés fiquem com os dorsos contra o chão. Estenda os braços e erga o peito para a frente. Mantenha as pernas retas e ativas. Ative os músculos frontais das coxas para erguer os joelhos do chão, mas mantenha as nádegas bem relaxadas. O peso do corpo deve recair apenas sobre os dorsos dos pés e as palmas das mãos.
3. Gire os ombros para baixo e para trás, mantendo o peito erguido para a frente e para cima. A ação muscular dos braços empurra as mãos para trás na direção dos quadris (mas sem mover as palmas). isso faz com que as costelas laterais se movam para a frente dos braços e o peito se abra ainda mais. Vire a cabeça levemente para trás e olhe para cima.
4. Expirando flexione os joelhos e saia da postura.

EFEITOS TERAPÊUTICOS>
° Este asana restaura a flexibildade da coluna, por promover abundante irrigação sanguínea na musculatura das costas, das pernas e nos discos intervertebrais.
°Os músculos mais solicitados são o trapézio, os dorsais, o sacro lombar e os glúteos.
° Alonga as glândulas e plexos nervosos da frente do corpo, sobretudo a tireoide e gonadas, e comprime atrás, as suprarrenais.
° Combate problemas do aparelho digestivo (estômago, fígado, vesícula, baço, pâncreas, intestinos e rins).
° No homem atua notavelmente sobre a próstata e na bexiga. Na mulher, atua como tonificante do útero e dos ovários.

AÇÃO PROFUNDA>
Tem uma ação de gerar poder interno (virya) e uma grande força interior é trazida ao plano da ação.
° Sua poderosa ação em abrir o coração gera oportunidade de rever os sentimentos mais ocultos, num processo de liberação dos resquícios do passado.
° Os chakas Anahata (cardíaco), Manipura (umbilical) e Muladhara (básico) são os mais tonificados.
° Desperta Tapas ( o poder da vontade).

CONTRA-INDICAÇÃO>
É conta-indicado para os portadores de hiperlordose lombar, hipertensos, cardíacos, hérnia de hiato e hérnia abdominal, e em hipertiroidismo (pessoas muito magras).

COMPENSAÇÃO> *Senda do Yoga e A bíblia do yoga -  
Balasana


FONTE: https://www.facebook.com/aumyoganapratica

Nenhum comentário: