sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mantras - Origem, Definição E Significado

Mantras - Origem, Definição E Significado



De acordo com os Upasnishads (antigas escrituras da Índia), a morada original do Mantra era Parma Akasha, ou éter primordial, o substrato imutável do Universo de onde, através do primeiro som, Vach, o próprio Universo foi criado. Vemos uma descrição semelhante no Evangelho de São João: "No princípio era o Verbo...". os Mantras existiam nesse éter e eram diretamente notados pelos rishis que os traduziam em padrões audíveis de palavras, ritmo e melodia.


Também os Vedas (outras escrituras antigas e sagradas da Índia divididas em 04 textos - Rig, Sama, Atarva e Yajur que datam entre 6.000 e 2000 a.C.) possuem diversos Mantras antigos. A palavra Vedas deriva da raiz "vid", que significa compreensão ou sabedoria.


Swami Vishnu Deavananda (1927-1993) que foi uma autoridade  mundial em Hatha Yoga e Raja Yoga afirmava o seguinte - "OM a palavra sagrada dos Hindus, é uma das palavras mais antigas que s conhece. há mais de 5.000 atrás e, provavelmente, na Suméria antiga, OM era conhecidoe utilizado como uma palavra secreta pelos místicos e sacerdotes Suméricos. Quando as tribos Indo-arianas foram da Suméria para o Norte da Índia, elas levaram consigo o OM, a palavra secreta e precisa. Nas escrituras Indianas mais antigas conhecidas, OM sempre tem um lugar de proeminência. Quase todos os Mantras e Hinos são iniciados e terminados comOMOM também é utilizado sozinho, como Mantra, sendo considerado o mais poderoso".

Alguns definem Mantra como prece ou oração. Mas Mantra não é oração. A oração ou prece consiste em palavras de súplica usadas pela pessoa que a realiza, enquanto o Mantra é uma combinação precisa de palavras e de sons que afetam os planos físico, etérico, astral, mental e espiritual. Mantra é uma combinação de sílabas sagradas (Aksha) que forma um núcleo de energia, ou seja, são sons baseados em energia.

Em sânscrito, a raiz man significa "pensar"; traderiva de trai, que significa "proteger ou libertar do jugo de samsara ou mundo dos fenômenos", portanto Mantra significa "o pensamento que libera e protege".
D

Nenhum comentário: