quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

JORNADA

Fui átomo, vibrando entre aas forças do espaço,
Devorando amplidões, em longa e ansiosa espera...
Partícula, pousei...Encarcerado, eu era
Infusório do mar em montões de sargaço.


Por séculos fui planta em movimento escasso,
sofri no inverno rude e amei na primavera;
depois fui animal, e no instinto da fera
achei a inteligência e avancei passo a passo...


Guardei por muito tempo a expressão dos gorilas,
Pondo mais fé nas mãos e mais luz nas pupilas,
A lutar e chorar para, então, compreende-las!...


Agora homen que sou, pelo foro Divino,
Vivo de corpo em corpo  a forjar o destino
Que me leve a transpor o clarão das estrelas!...


A delino da Fontoura Chaves
Do livro Antologia dos imortais
Francisco Cândido Xavier/ Waldo vieira

Nenhum comentário: