terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CORPO HUMANO SEM COMPLICAÇÃO.

Os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento dos tecidos (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), os quais são formados pelo agrupamento de células. Eles possuem formas e funções específicas, sendo os órgãos mais importantes do corpo humano: cérebro, coração, pulmões, estômago, fígado, pâncreas, baço, intestino, rins, bexiga.

Sistemas do Corpo Humano

Os órgãos compõem os sistemas do corpo humano, a saber:
  • Sistema Digestivo
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Endócrino
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Urinário
  • Sistema Reprodutor (masculino e feminino)
  • Sistema Excretor

Principais Órgãos do Sistema Digestivo

Os principais órgão do sistema digestivo (ou digestório) são:

Estômago

Órgãos do Corpo Humano
estômago tem o formato de uma bolsa e está localizado no abdômen. É o órgão responsável pela digestão dos alimentos e das proteínas.

Faringe

Órgãos do Corpo Humano
faringe é um órgão tubular que conecta a garganta ao esôfago. A faringe é um órgão comum do sistema digestivo respiratório.

Esôfago

Órgãos do Corpo Humano
esôfago é um órgão tubular responsável por conduzir o alimento até o estômagodepois de transportado pela faringe.

Intestinos

Órgãos do Corpo Humano
O corpo humano e formado pelos intestinos delgado e grosso. O intestino delgado é um órgão tubular (localizado entre o estômago e o intestino grosso) responsável pelaabsorção de nutrientes, dividido em três partes: duodenojejuno íleo. O intestino grosso é um órgão tubular responsável pela absorção de água, armazenamento eeliminação dos resíduos sólidos; dividido em três partes: cecocólon reto.

Fígado

Órgãos do Corpo Humano
fígado, localizado no abdômen, é o maior órgão interno humano, responsável por armazenar e filtrar substâncias, sintetização de gordura e produção da bile.

Principais Órgãos do Sistema Respiratório

Os principais órgão do sistema respiratório são:

Laringe

Órgãos do Corpo Humano
laringe é o principal órgão da fala, uma vez que agregam as cordas vocais. Ela está localizada no pescoço, entre a faringe e a traqueia.

Traqueia

Órgãos do Corpo Humano
traqueia é um órgão tubular localizado entre a laringe e os brônquios. Sua função é aquecer, umidificar e filtrar o ar, para assim, conduzi-lo até os pulmões.

Pulmões

Órgãos do Corpo Humano
O corpo humano é composto por dois pulmões, órgãos com formato piramidal e consistência esponjosa, localizados na caixa torácica. Responsável pela troca de gases, de forma que oxigena o sangue e elimina o gás carbônico (CO2) do corpo.

Brônquios

Órgãos do Corpo Humano
Os brônquios são dois órgãos tubulares formados pela ramificação da traqueia quelevam o ar para os pulmões.
Para saber mais: Sistema Respiratório e Pulmão

Principais Órgãos do Sistema Endócrino

Os principais órgãos do sistema endócrino são:

Hipófise

Órgãos do Corpo Humano
hipófise (glândula pituitária ou glândula mestre) é uma pequena glândula localizada no cérebro e suas principais funções são: a produção de hormônios, regulação dos ciclos sexuais e o controle das atividades de outras glândulas.

Tireoide

Órgãos do Corpo Humano
Situada no pescoço, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta comimportantes funções no organismo, a saber: crescimento, desenvolvimento, fertilidade, regulação de ciclos menstruais e controle emocional. Além disso, a tireoide age na função de órgãos importantes do corpo humano, por exemplo, o coração, océrebro, o fígado e os rins.

Paratireoides

Órgãos do Corpo Humano
As paratireoides são quatro pequenas glândulas, localizadas ao redor da tireoide e suas funções são: regulação de substâncias presentes no sangue (cálcio e fósforo) e sintetização de hormônios.

Suprarrenais

Órgãos do Corpo Humano
As glândulas suprarrenais (adrenais) são formadas pelo córtex e a medula. Estão localizadas acima dos rins e sua principal função é a produção e liberação de hormônios.

Pâncreas

Órgãos do Corpo Humano
pâncreas é uma glândula mista responsável pela produção de hormônios (sistema endócrino) e o suco pancreático (sistema digestivo). Está localizado atrás do estômago, entre o duodeno e o baço.

Principais Órgãos do Sistema Circulatório

Os principais órgãos do sistema circulatório ou cardiovascular são:

Coração

Órgãos do Corpo Humano
Localizado entre os pulmões, na caixa torácica, o coração é um órgão muscular ocoresponsável pelo bombeamento de sangue mediados por dois movimentos: sístole(contração) e diástole (relaxamento). Assim, enquanto o lado direito bombeia osangue venoso para os pulmões, o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo.

Vasos Sanguíneos

Órgãos do Corpo Humano
Os vasos sanguíneos, locais por onde circulam o sangue pelo corpo, são órgãos tubulares distribuídos por todo o organismo, formado por veias e artérias, que por sua vez, formam os vasos capilares.

Principais Órgãos do Sistema Nervoso

Os principais órgãos do sistema nervoso são:

Cérebro

Órgãos do Corpo Humano
Dividido em hemisfério direito (criatividade e símbolos) e hemisfério esquerdo(lógica e comunicação), o cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, responsável pela produção de hormônios, bem como o transporte, organização e armazenamento de informações.

Cerebelo

Órgãos do Corpo Humano
cerebelo é um órgão localizado abaixo do cérebro e possui funções muito importantes como o movimento, o reflexo, a contração dos músculos bem como o equilíbrio do organismo.

Medula Espinhal

Órgãos do Corpo Humano
medula espinhal, localizada dentro da coluna vertebral, é o órgão responsável pela produção e condução de impulsos nervosos do organismo para o cérebro.

Principais Órgãos do Sistema Urinário e Excretor

Os principais órgãos do sistema urinário e excretor são:

Rins

Órgãos do Corpo Humano
O corpo humano é composto por dois rins, órgãos em formato de feijão, localizados na parte posterior do abdômen. Suas principais funções são: filtragem de substâncias, eliminação de substâncias tóxicas, produção de hormônios e de urina.

Bexiga

Órgãos do Corpo Humano
bexiga é o órgão muscular oco em forma de bolsa, localizada na parte inferior do abdômen e responsável pelo armazenamento de urina.
Para saber mais: Sistema Urinário e Sistema Excretor

Principais Órgãos do Sistema Reprodutor

Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino são:

Ovários

Órgãos do Corpo Humano
Os ovários são dois órgãos em forma oval localizados na cavidade pélvica das mulheres. Sua função baseia-se na produção do hormônio feminino, o estrógeno, bem como na produção dos óvulos, os gametas sexuais feminino.

Útero

Órgãos do Corpo Humano
Localizado no interior da pelve, o útero é um órgão muscular, oco e elástico, uma vez que sua principal função é abrigar o feto depois de fecundado.

Clitóris

Órgãos do Corpo Humano
clitóris é o órgão sexual feminino localizado na parte superior da vulva e sua função principal é proporcionar o prazer feminino (orgasmo), visto que sua estrutura é formada por inúmeras terminações nervosas.

Pênis

Órgãos do Corpo Humano
pênis é o órgão sexual masculino, externo e cilíndrico, que faz parte do sistema urinário, onde ocorre a eliminação de impurezas pela urina, e do sistema reprodutor, responsável pelo prazer masculino.

Próstata

Órgãos do Corpo Humano
próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, responsável pelo produção de uma substância que junto com os espermatozoides compõem o sêmen.

Testículos

Órgãos do Corpo Humano
Os testículos são duas glândulas ovaladas localizadas na bolsa escrotal. Suas funções correspondem à produção de hormônios e dos gametas sexuais masculinos, os espermatozoides.

Outros Órgãos do Corpo Humano

Outros importantes órgãos compõem o corpo humano, a saber:

Baço

Órgãos do Corpo Humano
baço, localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, é um órgão ovalado, o maior do sistema linfático. Suas funções são: produção de anticorpos e hemácias, armazenamento de sangue e liberação de hormônios.

Pele

Órgãos do Corpo Humano
pele éo revestimento externo do corpo, considerado o maior e mais pesado órgão do organismo. Faz parte do sistema tegumentar e suas principais funções são: proteção, reserva de nutrientes e equilíbrio da temperatura.

Apêndice

Órgãos do Corpo Humano
apêndice é um pequeno órgão, em formato de bolsa, localizado no início dointestino grosso. Sua função é a produção de anticorpos (defesa do organismo), produção e armazenamento de bactérias que auxiliam na digestão.



http://www.todamateria.com.br/orgaos-do-corpo-humano/

Nenhum comentário: