quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O samadhi é a unidade com o Espírito, é o estado mais elevado o qual se consegue através
da meditação prolongada e profunda. Samadhi é a expansão da alma no Espírito.
Consiste em retirar a mente dos sentidos para unificá-la ao Espírito.
Consiste em dissolver a bolha do ego no oceano do Espírito.
Consistem em unificar a pessoa que medita, a meditação e o objeto da meditação, em um só.
O samadhi é uma expansão da consciência humana na Consciência Cósmica.
Consistem em retirar a consciência humana do
plano dos sentidos para dirigí-la à subconsciência, à supraconsciência,
à Consciência Crística e, finalmente, ao estado de Consciência Cósmica.


O samadhi consistem em expandir os poderes dos sentidos e das percepções
do corpo de tal forma que esta possa sentir os sucessos que se desenvolvem
em qualquer planeta e em qualquer ponto do espaço como se
fossem as sensações próprias. Em outras palavras, o estudante avançado,
mediante o poder do samadhi, pode sentir o universo como se fosse seu próprio corpo.
Um verdadeiro yogui pode sentir o céu como se fosse seu corpo e a
Energia Cósmica como se fosse o alento de sua vida, e as grandes forças elétricas,
termicas e gravitacionais, como se fosse sua própria circulação.
Pode sentir a batida
de seu coração em todos os corações; pode sentir sua mente
em todas as mentes; pode perceber os sentimentos de todos; pode sentir
Sua presença em todo movimento.
O samadhi não é um contato imaginário da alma com o
Espírito em um estado de inspiração subconsciente;
ão é uma alucinação no qual se podem perceber numerosas forças imaginárias;
não pe um estado inconsciente no qual tanto o
conhecimento interno como o externo são suspensos.
A inconsciência é um estado de coma no qual o ego não se separa
das vibrações da natureza nem da percepção desta.
Durante a inconsciência, a consciência permanece adormecida.
A inconsciência é como um clorofórmio mental no qual a atividade
da consciência se paralisa por completo;
é ocasionada por determinadas condições mentais e físicas.
As dualidades da experiência humana desaparecem
através da uniade que se experimenta no samadhi, no qual se percebe que
 tudo se transforma em Espírito. Quando se está em samadhi,
pode-se perceber o oceano do Espírito com as ondas de Sua criação,
ou também, pode-se contemplar o mesmo oceano espiritual
existindo transcendentalmente de forma serena, sem as ondas da criação.
No estado inicial de samadhi, o yogue [isto é, o que une sua alma ao
Espírito mediante a meditação correta] permanece tão absorto no
Espírito que esquece o universo material e o criado.
Mas este estado não é inconsciente, pois se fosse supõem-se que
haveria uma falta de percepção tanto interna como externa.
A consciência espiritual plena do estado de samadhi só pode
adquiri mediante a disciplina da meditação regular e
contínua e não tem nenhuma relação com a inconsciência.
No estado inicial de samdhi,
o devoto se encontra retraído e absorto no Espírito,
mas nos estados superiores e grandiosos, não só percebe o
Espírito sem a criação, como também o Espírito manifestado em toda a criação.
Este estado de conhecimento se chama Consciência Cósmica.
O qual inclui a totalidade do universo.
O conhecimento do devoto percebe todo movimento
e toda a transformação que ocorre na vida,
desde o movimento das estrelas
até a queda de um pequeno pardal,
assim como a rotação do mais diminuto elétron.


Quem assim submerge no estado de samadhi descobre que os sólidos
se fundem nos líquids, os líquidos no estado gasoso,
os gases na energia e a energia se dissolve na Consciência Cósmica.
Ele contempla que o s universos objetivo e subjetivo se unem no
Espírito e que seu ser material expandido se unifica ao ser espiritual superiro.
No lugar de experimentar a suspensão da vida e desta,
converte-se na fonte mesma da vida e à alegria suprema eterna. Neste estado,
a diminuta bolha da alegria se converte no mesmo Mar do regozijo.
Os diversos graus de samdhi produzem diversos estados
de consciência:
alegria perpetuamente renovada, ou sabedoria eterna, ou paz
consciente, ou conhecimento da existência onipresente; estes estados
 produzem uma unidade da alma com o Espírito,
o qual pode ser temporal, semi-permanente ou permanente.




Paramahansa yogananda








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